Encontro nacional com prostitutas acontecerá em São Luís do Maranhão

A cidade de São Luís do Maranhão vai receber a honra de sediar neste ano de 2017 um evento que provoca ao mesmo tempo espanto para algumas pessoas como também mostrar um avanço para as questões trabalhistas aqui no país. Esse evento que estamos citando no texto é com relação ao Encontro Nacional de Prostitutas. Neste ano, o encontro comemora o sexto já realizado, e dessa vez escolheram o mês de setembro para poder discutir sobre as questões que envolvem a profissão de prostituta.

Afinal de contas, a prostituição é um trabalho antigo. Vemos em diversas literaturas e até mesmo na história a presença dessas pessoas que trabalham utilizando como ferramenta o sexo.

O encontro irá ocorrer nos dias 21 a 23 desse mês de setembro, no Convento as Mercês. Nesses 3 dias de evento, serão abordados diferentes assuntos, a fim de discutirem e analisarem as melhores soluções para essas questões.

De maneira geral, o encontro irá levantar temas relacionados a representatividade nacional das prostitutas, serão discutidos maneiras de lutar pelos seus direitos como trabalhadoras sexuais e buscar elaborar uma perspectiva de futuro para essa classe social. Os organizadores desse evento são a Associação de Prostitutas do Maranhã, sendo esse grupo representado pela Maria de Jesus; a Rede Brasileira de Prostitutas e também a Central única de trabalhadores e trabalhadoras sexuais. Além disso, irão estar presentes neste evento representantes de diversos estados brasileiros, dentre eles temos Pará, Minas Gerais, Distrito Federal e muitas outras unidades de nossa federação estarão marcando presença nesse incrível evento que será realizado em São Luís, o qual tem como principal objetivo debater e organizar as questões que envolver os trabalhadores sexuais.

A mesa que será utilizada para a abertura do evento terá um painel com a descrição: 30 anos de memórias, histórias e lutas das trabalhadoras sexuais”. Esse painel é uma homenagem a Gabriela Leite, representante que estará confirmada para um debate na mesa sobre“Prostituição e cidades: Memórias e desafios contemporâneos”.

Outra atração para esse evento é o documentário “Entre fronteiras”, que foi elaborado pelo Canal Futura. Esse documentário será exibido no dia 22 de setembro, porém sem horário previsto.

No decorrer do evento, serão feitas diversas mesas temáticas as quais irão promover discursos que abordam temas relevantes e de interesse dessa classe. Um bom exemplo disso é o debate com relação a evolução e ao retrocesso dessa profissão em nosso país e a comparação das leis trabalhistas para essa profissão.

Ao final do evento, pretende-se dar uma enorme festa para comemorar a vinda de mais um encontro e os debates que irão surgir nesse evento.

Sobre Gabriela Leite:

A homenageada é uma das militantes mais presentes na luta pelos direitos das trabalhadoras do sexo. No início de sua carreira, ela era uma prostituta, porém com o tempo foi se envolvendo com a política, e se viu em meio as lutas pelos direitos da classe de sua profissão. ela faleceu em 2016 por conta de um câncer, porém sua imagem se faz presente por meio de suas ações que mudaram completamente a vida dessas profissionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *